Dicas

Dicas para cuidar da pele
Quando chega o verão existe uma maior preocupação com a proteção da pele. Este é o erro mais comum pois este órgão que nos protege de diversas formas durante todo o ano deveria merecer mais atenção, diariamente. Nosso país tropical tem um índice alto de ultra-violeta que contribui para o envelhecimento precoce da nossa pele além de aumentar os riscos ao câncer da pele.

Regras básicas a serem obedecidas de forma contínua:
- Tomar sol antes das 10h ou após às 16h;
- Passar filtro solar fator 15 ou mais, 30 minutos antes de se expor ao sol;
- Reaplicar o filtro sempre que suar ou entrar na água, após secar a pele;
- Utilizar guarda-sol, chapéu, óculos de sol e roupas leves.

Lembre-se que nos dias nublados também é necessário se proteger, pois o relativo conforto deve-se apenas a redução dos níveis de infra-vermelho (CALOR), mantendo-se o nível de ultra-violeta.


Cuidados Especiais com as Crianças
As crianças se expõem ao sol três vezes mais que os adultos e portanto merecem especial atenção quanto aos horários e frequência. Sabe-se que a exposição é acumulativa e cuidar da criança representa prever um futuro melhor, pois sabe-se que, em média, a exposição solar até os 20 anos de idade representa cerca de 80% de sua vida inteira.

Auto-Exame
Examine sua pele regularmente pois será possível detectar o aparecimento de qualquer problema na sua fase inicial. Desta forma você irá se habituar com a aparência da sua pele e poderá observar qualquer tipo de alteração. Utilize o espelho como seu principal aliado no auto-exame. Seus maiores cuidados envolverão manchas que coçam, descamam ou sangram; sinais ou pintas que mudam de tamanho, de cor ou de forma; feridas que não cicatrizam em até 4 semanas.
Especial atenção deve ser dada aos sinais escuros face a possível transformação para o melanoma.

Existe um ABCD do Câncer de pele representado pelo seguinte:
- Assimetria: uma metade diferente da outra;
- Bordas irregulares: contorno mal definido;
- Cor variável: várias cores numa mesma lesão;
- Diâmetro: maior que 6mm.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

Agende sua avaliação
@ 2011 Clínica Contorno Corporal - Rua Cassiano Castelo, 180 - 1º andar | Centro | CEP 29700-060 - Colatina/ES - (27) 3200.7887
webmail
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por
Target